Todo mundo costuma dizer que a cozinha é o melhor lugar da casa. E a cozinha do seu primeiro apartamento não será diferente! É o local onde a gente toma um café quentinho, onde preparamos nossas refeições…

Um lugar tão especial e que deve ser otimizado para tornar tudo muito mais prático, certo? Pensando nisso, preparamos um material bem completo, abordando itens e suas respectivas quantidades, dicas de organização, escolha de móveis e até mesmo dicas extras para quem não possui muito espaço. Venha conferir!

O que não pode faltar na cozinha?

De cara, essa pergunta parece ser muito fácil de ser respondida, né? Mas não se deixe enganar… Para se ter uma cozinha funcional, precisamos de itens dos mais variados preços, tamanhos e estilos. Separamos por tópicos para facilitar, ok?

Para utilizar
Não podemos esquecer das estrelas da cozinha: a geladeira e o fogão. Lembre-se que às vezes é melhor pagar um pouco mais caro prezando pela qualidade e durabilidade dos itens. Faz toda a diferença!

Cafeteiras (comuns ou de cápsula), microondas, fornos elétricos, grills, processadores, batedeiras e liquidificadores também são muito úteis. E nos ajudam a economizar tempo!

Para cozinhar
Panelas, panela de pressão, frigideiras e assadeiras;
Conchas, espátulas, colheres-de-pau, escumadeiras e peneiras;
Facas;
Tábua de corte;
Kit com utensílios básicos, como: tesouras, abridores, cortadores e raladores;

Para servir
Um bom aparelho de jantar;
Copos, talheres e xícaras;
Toalhas para a mesa, descansos de mesa e descansos de copo;

Para limpar
Detergente, esponja e escorredor de louças;
Bombril;
Rodinho de pia;
Panos de prato;

Para guardar
Cestos, tuppawares e potes;
Saleiros, pimenteiros e açucareiros;
Armários planejados também são excelentes para quem deseja otimizar todo o espaço da cozinha, viu? Mas este é um assunto que merece um post próprio, que futuramente falaremos por aqui.

E as quantidades dos itens?

Ok, já sabemos de tudo que precisamos comprar para a cozinha. Mas e as quantidades? Quantos copos? Quantos panos de prato? E talheres? Esponjas? Tupperwares? Calma que a gente te ajuda nisso também.

Antes de mais nada, vamos imaginar uma família de 4 pessoas: dois adultos, um adolescente e uma criança. Assim fica mais fácil ter uma noção mais exata das quantidades e adaptar para a sua realidade, ok?

Para utilizar
Um fogão de 4 bocas, com um bom forno, e uma geladeira de 20 litros já estão de ótimo tamanho. Comece priorizando um microondas, um liquidificador e uma batedeira, e se possível, uma cafeteira. O restante você pode comprar aos poucos, sem pressa!

Para cozinhar
Atualmente, no mercado, já existem inúmeras opções de jogos de panelas bem completos. Já existem opções várias cores, tamanhos, materiais e acabamentos. Escolha aquele que melhor te servir, mas sem esquecer de priorizar a qualidade, ok?

– 1 jogo de panelas completo e uma frigideira extra já está ótimo. Não se esqueça também de comprar 1 panela de pressão e 3 assadeiras (de preferência de tamanhos diferentes: maior, média e menor).
– 2 a 3 conchas, 2 a 3 espátulas, 3 colheres-de-pau, 1 escumadeira e 1 ou 2 peneiras;
– 1 tábua de corte tamanho médio;
– 1 jogo de facas (no mercado já existem inúmeras opções. Se você não está acostumado(a) à cozinhar, comece pelo básico: 1 faca para carnes, 1 faca de legumes e 1 faca de pão);
– 1 kit de utensílios contendo: tesoura (para cortar embalagens), abridores (de latas e de garrafas), cortadores (de pizza, por exemplo), e raladores (para queijo, cenoura, batata, etc).

Para servir
Um bom aparelho de jantar já basta. Geralmente eles já possuem pratos rasos, fundos e de sobremesa. E ainda podem ser coloridos, seguindo o estilo da decoração da sua cozinha!

– 1 jogo de 6 copos para o dia-a-dia já está ótimo. Mas se você tiver uma família grande ou receber muitas pessoas em casa, invista em 10 ou 12;
– Também já existem jogos de talheres, que vem com facas, garfos e colheres. Pode investir em um!
– Caso você seja fã de café ou chá, se jogue no mundo das xícaras: tem as pequenas, as médias e as maiores. Um jogo com 6 já está bom para começar, mas garantimos que com o passar do tempo terão muitas mais!
– 3 Toalhas para a mesa (uma para usar, uma reserva e outra para o natal/ano novo), 2 a 4 descansos de mesa e descansos de copo (de acordo com a quantidade de copos, ok? Neste caso, mínimo de 4 e máximo de 10 ou 12.);

Para limpar
– 1 a 2 detergentes (sempre bom ter um reserva em casa, né?), 1 a 2 esponjas e 1 escorredor de louças (1 escorredor de copos também pode ser bastante útil, viu?);
– 1 saquinho de Bombril;
– 1 rodinho de pia;
– 4 a 6 panos de prato, afinal, eles ficam molhados muito rapidamente e às vezes, no frio, demoram a secar;

Para guardar
Caso você opte por uma cozinha planejada, indicamos de 3 a 4 armários (incluindo bancadas e armários suspensos). Atualmente, no mercado, há uma variedade imensa de armários dos mais variados tamanhos, estilos, cores e preços.

– Compre também de 2 a 3 jogos de tupperwares, além de 6 a 10 potes de tamanhos variados (pequenos, médios e grandes) para começar. Afinal, pote é um item que sempre está em falta em uma cozinha, viu?
– 1 saleiro, 1 pimenteiro, 1 açucareiro e 1 jogo de 4 a 6 potinhos pequenos para temperos e especiarias mais utilizados, como orégano, manjericão, salsinha, páprica, canela, entre outros.

Cozinha organizada? É possível

Agora que já sabemos tudo que uma cozinha funcional precisa ter, temos que pensar na organização. Não adianta só ter uma cozinha bem decorada, é preciso saber usá-la da melhor maneira possível. Separamos 5 dicas básicas, mas sabemos que este assunto rende para um papo mais completo e que virá em um próximo post.

Então, para começar…

1. Faxina geral: procure manter na sua cozinha somente o necessário. Afinal, com menos itens é mais fácil manter a organização. Não compre mantimentos em excesso e fique de olho nas validades ou nos itens que já estão acabando.

Dica de ouro: procure manter as tampas próximas aos seus respectivos potes. Ou então, separe um pote apenas para as tampas e encaixe os potes restantes uns nos outros. Assim você não perde tanto tempo procurando a tampa exata, né? Panelas também podem ser empilhadas umas dentro das outras, começando da maior para a menor.

Foto demonstrando a organização dos potes dentro do armário.
Organização de potes

2. Se conheça: observe o que você usa diariamente e passe a deixar esses itens mais próximos de você. Outra dica prática é pendurar esses itens! Assim, ficam na altura dos nossos olhos e de fácil acesso. Jamais coloque aqueles itens mais utilizados em cantinhos, fundos de armário, prateleiras altas ou qualquer outro local de difícil acesso, ok?

3. Utilize as paredes: prateleiras são uma excelente opção para quem não possui muito espaço na cozinha. Podem ser grandes ou pequenas, e podem ser utilizadas dos dois lados: com um ímã e uma tampa metalizada, os potinhos podem ficar pendurados nela! Veja a ideia na foto abaixo:

Exemplo de prateleira com potes em cima e embaixo dela. Os potes embaixo estão com ímãs nas tampas, possibilitando que fiquem agarrados à parte inferior da prateleira.
Potinhos com ímã

Neste caso, priorize potes de vidro nos quais você já consiga identificar o que é sem precisar abri-los. Além do mais, são mais higiênicos, não ficam com manchas ou cheiros desagradáveis e ainda ajudam o meio ambiente!

4. Livre-se das embalagens: apesar de mais eficientes, muitas embalagens acabam tomando o espaço dos armários. Por isso, invista em potes grandes de vidro para farinha, arroz, feijão, açúcar e sal. Desta forma é possível otimizar o espaço interno do seu armário!

5. Divisórias: você já pensou em comprar (ou criar) divisórias para as suas gavetas? Elas se provam excelentes para organizar talheres, chás, temperos e outras miudezas que acabam ficando soltas dentro de gavetas muito grandes.

Divisórias para talheres e outros utensílios

Esperamos que vocês tenham gostado deste guia. Aproveite a leitura e conta aqui para gente: o que é não pode faltar na cozinha do seu Fontes & Senra?


1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *